Foi realizado nesse domingo (29) a 35ª edição do Encontro de Folia de Reis de Campos Altos. O evento ocorreu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e começou por volta de 08h25. O encerramento da festa foi às 16h30.
Mais de 30 grupos de folia representaram várias cidades de Minas Gerais. A Coorporação Lyra Santo Antônio se apresentou na abertura, onde houve o hasteamento das bandeiras. Estiveram presentes o prefeito, Paulo Almeida, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins e o novo pároco e reitor do Santuário, Pe. Adelson José de Souza. Paulo Luciano, locutor oficial do encontro, foi o apresentador da festa.
O calor castigou os milhares que passaram pelo Santuário, a temperatura atingiu a casa dos 30ºC. No local também havia muitos comerciantes que, montaram suas barracas ainda no sábado (28).
A Folia de Reis, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do menino Jesus Cristo — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus).
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apoiadora do evento, a manifestação religiosa é realizada em Campos Altos desde 1982. Os criadores foram: Jairo Corrêa Da Silva e Adolfo Francisco Da Luz (falecidos), e ainda Maurício Eusébio e Miguel Matos (Miguelinho).
Paulo Luciano narrou sobre como foi o evento, ouça: